Como aumentar a memória das crianças?

Desde que nascemos estamos sempre rodeados de inumeráveis estímulos externos que são novos e constituem aprendizagens que nos permitirão um excelente desenvolvimento ao longo das nossas vidas.

Como aumentar a memória das crianças

Caminhar, falar e escrever são aprendizagens vitais que devemos dominar nos primeiros 5 anos e que perduram pelo resto de nossas vidas, constituindo as principais ferramentas de comunicação e relação social das quais sempre dependeremos.

A mente é a encarregada de processar, analisar e internalizar cada uma das experiências que vivemos e é através da memória que a mente realiza de maneira assertiva a seleção das aprendizagens que determinam nossa personalidade no futuro.

Apesar de aprendermos numa tenra idade, nunca esquecemos como caminhar, pular ou correr, mesmo que algumas pessoas não conseguem recordar outros eventos antes dos cinco anos de idade, exceto por alguns poucos que tenham sido marcados por determinados eventos.

As memórias de curto prazo e de longo prazo começam a se desenvolver desde os primeiros meses de vida e, inclusive já foi comprovado que os atos reflexos com que nascem um bebê, como a respiração e a sucção que necessitam para viver e alimentar-se, são conhecimentos pré-gravados no córtex cerebral para assegurar a sobrevivência.

As crianças manifestam um poder maior de retenção e memorização que os adultos, já que são capazes de processar mais rapidamente as informações que fornecem a base de um ponto de referência como uma imagem, enquanto que um adulto necessita analisar a informação para poder entendê-la e posteriormente processa-la.

Entretanto, esta capacidade não permanece imune com o passar dos anos e, ao chegar à fase adulta desaparece e se estabiliza em um grau menor que aquele que sentíamos na infância, como se ficássemos sem espaço na memória para poder adquirir novos conhecimentos.

Parece-nos então, que uma possível solução a isto consistiria em aumentar nossa memória desde a infância e assim evitarmos uma perda paulatina desta habilidade até a chegada dos anos adultos, permitindo manter uma mente jovem e ágil até chegar à velhice.

Como podemos então conseguir trabalhar a memória com crianças tão pequenas que pouco conhecem do tema?

A principal motivação das crianças é o jogo e já ficou demonstrado que a principal fonte de conhecimentos e aquisição de aprendizagens desde os 3 anos de idade é obtida jogando sozinhas ou acompanhadas.

Proporcione à criança uma ampla opção de jogos que desenvolvam sua mente e imaginação, permitindo melhorar suas habilidades cognitivas, melhorando sua memória e aumentando a retenção, sobretudo quando os jogos envolvem cenas fantasiosas, cheias de detalhes que posteriormente podem ser recordados.

Alguns jogos de memória são infalíveis para aumentar a retenção nas crianças, já que elas fazem um esforço para recordar o lugar de cada peça, para assim obter um maior número possível de pares.

Qualquer que seja a opção que adotamos para ajudar nossas crianças a fortalecer suas habilidades mentais, o importante será sempre colocar em prática desde a mais tenra idade para que assim seus benefícios comecem ser notados quando chegarmos à idade adulta.

Leave a Reply