Como aumentar nossa memória?

Em algumas ocasiões chegamos a sentir que nossa memória nos falha e que é muito difícil recordar tudo aquilo que necessitamos fazer diariamente. As obrigações no lar, as tarefas da escola e as obrigações no escritório podem se transformar em verdadeiro caos se esquecemos de algumas delas.

Como aumentar nossa memória

O esquecimento muitas vezes acontece por causa do estresse que ele mesmo produz, pois podem ser tantas as coisas que temos que fazer em um dia que fica impossível realizar todas elas, a menos que tenhamos uma agenda para revisar constantemente e nos mantermos em dia com todas as pendências.

Quando dizemos que não temos boa memória ou que não somos capazes de recordar tantas coisas de uma vez, desejamos poder aumentar seu tamanho, pensando que assim lograríamos armazenar maior quantidade de informações e conseguir recordar tudo quando necessitarmos.

Comparamos, então, nossa memória com uma esponja que se encarrega de absorver e reter tudo o que queremos recordar e que quando necessitamos simplesmente vamos espremê-la para recuperar o conhecimento e a experiência vividos, porém se a esponja for pequena não poderemos armazenar tanto quanto uma esponja grande.

Esta maneira de pensar constitui um grande erro, já que nossa memória não somente absorve conhecimentos, como também os processa, ordena e classifica segundo sua importância para então arquiva-los na memória de longo prazo ou memória de curto prazo e, assim, dispor das informações posteriormente.

Entretanto, aumentar a memória e assim desenvolver nossa capacidade cerebral é possível graças a diversos exercícios mentais que ao serem praticados diariamente por pelo menos 15 minutos ao dia proporcionam uma melhora da nossa capacidade de retenção e, assim sentiremos que nossa memória aumentou sua capacidade.

Técnicas que ajudam a aumentar nossa memória

Como já sabemos que com o passar dos anos a nossa memória pode começar a falhar e seremos capazes de recordar cada vez menos, é recomendado assumir um cuidado da mente desde a juventude para que nossas funções cognitivas se mantenham ativas e não soframos de lapsos de memória constantes e falhas nas análises e compressão das informações.

Uma dieta saudável e equilibrada, além de um estilo de vida saudável que inclua uma rotina de exercícios, dormir o suficiente e nos mantermos hidratados também permitirão que o cérebro se mantenha jovem e siga cumprindo com cada uma das suas funções de forma perfeita até chegarmos à terceira idade.

Oferecer desafios à nossa mente fará com que o cérebro trabalhe mais e a memória permaneça em constante uso, desenvolvendo uma maior capacidade de processamento das informações e conteúdos, retendo, portanto mais informações do que normalmente o faz.

Jogar xadrez, damas ou quaisquer outros jogos de estratégias ajudam nossa memória e raciocínio a lidar com as experiências e dificuldades que se apresentam diariamente e permitem que a mente permaneça ativa e trabalhando constantemente, o que beneficia e permite seu desenvolvimento.

Vale a pena mencionar que há certos suplementos com fórmulas naturais que podem ajudar a otimizar o desempenho do nosso cérebro.

Aumentar nossa memória dependerá, então, do maior uso que podemos atribui-la, já que quanto mais exigimos, mais ela se desenvolverá, além de exercícios adequados para seu bem estar.

Leave a Reply