Benefícios do jogo de xadrez para aumentar a memória

O jogo de xadrez é considerado um jogo de raciocínio e lógica, já que os adversários analisam, predeterminam e memorizam cada uma das opções que podem seguir, de acordo com cada jogada que decidem realizar.

Benefícios do jogo de xadrez para aumentar a memória

O jogo de xadrez é um jogo de estratégias que foi inventado no século XV na Europa e consiste em dois jogadores que se enfrentam sobre um tabuleiro, movendo diversas peças com características e movimentos determinados, resultando ganhador aquele que conseguir deixar a peça principal sem possibilidade de movimentos.

Uma partida de xadrez pode durar poucos minutos ou várias horas, dependendo da capacidade e destreza de seus oponentes, que devem estudar minuciosamente cada um de seus movimentos, porque qualquer erro pode custar a perda de peças valiosas que eliminam a possibilidade de ganhar o jogo.

Em um nível profissional, se considera um bom jogador de xadrez aquele que deve ser capaz de alcançar o triunfo em um tempo adequado de jogo, e por isso se usa cronômetros que registram o tempo que leva para pensar em cada jogada e, consequentemente, a duração total do encontro.

Isto quer dizer que quando jogamos xadrez, nós ativamos e exercitamos cada uma das funções cognitivas que nossa mente realiza e permitimos que trabalhem e que se desenvolvam, melhorando nossas habilidades e destrezas, aumentando assim nossa memória e retenção.

Durante uma partida de xadrez podemos encontrar muitas combinações de movimentos que fica impossível fazer uma contagem deles e determinar com exatidão qual será o movimento que pode levar a cabo o outro jogador, o que fica evidente é que é necessário um alto nível de concentração e inteligência para dominar o jogo.

A memória nos permite recordar e colocar em funcionamento diversas estratégias que vamos aprendendo durante as diversas experiências que adquirimos em cada nova partida de xadrez. O que nos faz melhores jogadores é que quanto mais jogamos, mais ajuda a aumentar nossa destreza no tabuleiro.

Este jogo requer tanta habilidade e concentração que nos encontros formais é proibido fazer ruídos ou falar enquanto alguma partida está sendo realizada, inclusive permitir que use o celular durante uma partida oficial pode ser motivo de multa ao jogador responsável e sua eliminação da partida como perdedor.

Aumentar a memória nas crianças com o jogo de xadrez

Desde os 6 anos de idade as crianças já têm capacidade suficiente de raciocínio para aprender a jogar xadrez e atualmente em muitos países o xadrez é considerado como matéria básica do ensino, já que ficou demonstrado seu beneficio na inteligência das crianças.

A criança que joga xadrez começa a acumular experiências que permitirão melhorar cada vez mais o seu jogo, com cada prática que realiza e progressivamente melhorando sua lógica e análise da situação, pois pensa com maior profundidade antes de realizar suas jogadas.

Em todos os casos, sejam crianças, jovens ou adultos, o jogo de xadrez tem demonstrado ser uma técnica de aprendizagem que proporciona entretenimento e o estímulo das habilidades mentais, fazendo com que as pessoas façam uso das suas funções e melhorem em diversos aspectos da vida cotidiana.

Leave a Reply