Maus hábitos que nos impedem de aumentar a memória

A memória é uma ferramenta mental que nos permite a retenção de conhecimentos e que nos oferece um desenvolvimento integral como seres humanos, já que só conseguimos formar uma personalidade com base nas experiências que vivemos e que nos caracterizam e diferenciam uns dos outros.

Maus hábitos que nos impedem de aumentar a memória

Para asseguramos um bom funcionamento do nosso cérebro, devemos manter um ritmo de vida saudável que inclua uma dieta equilibrada, uma rotina de exercícios físicos e mentais, realizada diariamente, além de dormir pelo menos 8 horas por dia, o que nos proporcionará agilidade e destreza nas habilidades cognitivas como a memória, o raciocínio e a retenção de informações.

Quando mantemos um ritmo de vida sedentário, onde não exercitamos a mente e o corpo, e os alimentos que consumimos não são os mais apropriados, nossas capacidades diminuem e ficamos mais lentos e esquecidos do que o habitual.

Alguns dos maus hábitos que afetam nossas habilidades cognitivas e impedem o desenvolvimento de uma memória perfeita são:

  1. Comida gordurosa em excesso, como hambúrgueres, pizzas e doces que contêm grandes quantidades de gorduras e farinhas afetam o funcionamento do corpo e da mente e nos afastam do bom estado de saúde que necessitamos para ter uma memória excelente e boa agilidade mental.
  2. Fumar mais de 3 cigarros por dia é nocivo e limita a oxigenação dos órgãos, especialmente do cérebro. Além de impedir o bom funcionamento de nossa memória, o ato de fumar pode produzir diversas enfermidades mortais como o câncer.
  3. Consumir álcool todos os dias de forma moderada ou excessiva é igualmente nocivo ao nosso desenvolvimento mental, pois inibe o raciocínio mental e a memória. As pessoas quando se embriagam geralmente esquecem tudo que fazem, comprometendo o bom funcionamento da memória.
  4. Assistir televisão por mais de 3 horas diárias vicia o cérebro a permanecer inativo e a pensar somente naquilo que é necessário, por isso a memória fica afetada, comprometendo o raciocínio lógico e a análise de informações.
  5. O ato de não fazer nenhum tipo de exercício afeta nosso corpo e nossa mente, pois impedimos a capacidade de beneficiar das atividades físicas, de onde a memória obtém seu desenvolvimento.
  6. Não dormir bem é outro problema que impede o cérebro de realizar suas funções reparadoras que normalmente acontecem enquanto dormimos e descansamos, afetando nossa memoria e a seleção de aprendizagens obtidas durante o dia.
  7. Escutar música em alto volume faz com que o som seja estridente e a mente não consiga se concentrar nos temas que necessita memorizar, não conseguindo reter e nem aumentar a capacidade da nossa memória.
  8. Desempenhar sempre a mesma rotina diária não oferece novos desafios à mente, que está acostumada a fazer sempre a mesma coisa, sem esforço algum para satisfazer as necessidades que requer o organismo.

Se evitarmos qualquer um destes hábitos negativos, podemos estar certos de que o nosso cérebro não será afetado e não sofreremos as consequências de algo que nos trará arrependimentos.

Leave a Reply