Melhorar nossa memória através da leitura

A capacidade de ler começa a se desenvolver nas crianças a partir dos 5 anos de idade e, uma vez adquirida nunca mais esquecemos pelo resto de nossas vidas, pois é uma das habilidade mentais que mais utilizamos para desenvolvermos adequadamente entre a infância, a juventude e a maturidade.

Melhorar nossa memória através da leitura

A leitura constitui um ato complexo que consiste em decifrar um código escrito e fazer sentido em nossas mentes, analisando e refletindo sobre seu conteúdo para reter em nossa memória o aprendizado significativo que podemos obter através das palavras escritas, para nosso benefício no futuro.

A memória nos permite assimilar e armazenar ideias, pensamentos e experiências em nossas mentes de modo que podemos fazer uso delas quando considerarmos necessário. Não nos recordamos somente de imagens, a memória também nos permite guardar emoções e sentimentos que nós produzimos, trazendo de volta sempre que for necessário, ou em qualquer momento.

Melhorar nossa memória através da leitura é possível, já que nossa mente relaciona aquilo que lemos com alguma recordação armazenada. A mente realiza uma comparação e análise para obter um significado dentro do nosso contexto, facilitando nossa memória absorver.

Por isso, cada vez que lemos estamos ajudando nossa memória a ficar cada vez melhor, pois ativamos todo o processo mental e a mente permanece ativa. Nossa memória melhora cada vez que fazemos uso dela, é por isso que devemos evitar o sedentarismo e sempre realizar alguma atividade para ativar os nossos neurônios.

Quando a leitura é do nosso agrado, o processo de memorização e retenção fica mais fácil, enquanto que o contrário pode ser um esforço maior para a mente recordar algo que não parece relevante e não nos agrada. Entretanto, às vezes temos que cumprir algumas obrigações que não nos agradam e a memória deve trabalhar do mesmo modo.

Ler um bom romance, um conto ou um best seller que nos envolve em sua história faz com que nossa memória consiga reter uma proporção maior dos conhecimentos, experiências, emoções e ideais que fluem através da leitura, que por ser agradável envia estímulos positivos ao nosso cérebro e estes se fixam com mais facilidade.

O que ler para melhorar a memória?

Quando a leitura nos parece interessante, o processo de memorização acontece instantaneamente, por isso é indiferente o tipo de texto que lemos, qualquer coisa é boa para melhorar nossa memória, já que a mente deve organizar da mesma maneira todos os conhecimentos e assim mantê-la ativa.

Portanto, é importante que realizemos a leitura de maneira adequada, pausadamente, em um ambiente agradável, com iluminação e ventilação suficientes, de modo que o cérebro e o corpo se sintam motivados e a memória possa funcionar de forma eficaz.

Assim, então, a variedade de leituras que podemos oferecer ao nosso cérebro ajudará a mantê-lo em trabalho constante e a diversificar a classificação que realiza da informação, já que nem sempre será a mesma.

A leitura é a ferramenta principal com a qual contamos, não somente para comunicarmos e ser indivíduos integrais, mas também beneficia nossos processos mentais e cognitivos, melhora nossa memória e nos torna mais cultos e inteligentes.

Leave a Reply